Monday, November 06, 2006

Formas de Luz




Para quem vê a luz é uma informação visual, processo pelo qual o cérebro recepciona e interpreta, através de mecanismos próprios do nosso sistema sensorial.

Dou comigo muitas vezes a pensar, como será o mundo dos invisuais, tentando imaginar como será a interpretação que todos os objectos assumem na ausência da luz.
À falta do sentido visual, o sentido do tacto adquire naturalmente maior sensibilidade, e desta forma conseguem sentir as formas de todos os objectos tacteando. Imagino então a beleza que as formas adquirem, concerteza diferentes daquilo que nós vemos. Eles conseguem "ver", aquilo que nós ignoramos, adquirindo uma forma visual interior, de um mundo muito próprio e absoluto.
Mesmo assim, até que ponto o mundo dos invisuais será ausente de cor e luz? O próprio cérebro tem impulsos eléctricos. Questiono-me se esses impulsos não provocam luz e cores no interior do cérebro, talvez até mais luminosa do que aquela que nós conseguimos ver. Será assim? Perguntar isto a um invisual, sem um termo de comparação será um pouco difícil. A interpretação das cores, a luminosidade das diversas formas de luz, eu julgo que é impossível de confrontar entre um visual e um invisual.
Para todos, visuais ou invisuais, a luz tem várias interpretações. Portanto a sua definição está também ausente de padrões que a consigam definir. Por isso existem várias ciências e vários conceitos de definição de luz.
Para cada um de nós, tem um definição própria. Pode ser luz emocional, ou luz virtual, ou pode simplesmente ser a luz solar ou luz eléctrica.
O ver e o sentir tocam-se. A luz dá forma e vida a todas as coisas existentes. O que nós vemos através dela, ou poderemos ver e sentir, nem sempre é possível só utilizando a nossa visão, é preciso ver um pouco mais "além".

Pensamentos de um dia de sábado sem sol.

2 Comments:

At 4:34 AM, Anonymous Anonymous said...

ja da para comentar...espero que passes no owls e aceites o desafio de dizeres as tuas manias ;) quanto a este texto reflexão, nem acrescentaria uma vírgla, está muito bom.

 
At 6:45 AM, Blogger Nina Owls said...

n tas perdoada...deixei resposta no owls

 

Post a Comment

<< Home


Online College Degree